domingo, 7 de novembro de 2010

Tá morta, só esqueceu de enterrar!


Dia desses, conversando com um conhecido com quem não falava desde tempos de barrigão, contava as aventuras da minha vida de mãe. Ele imaginou que eu estivesse casada - pois me viu com três meses com o pai do Enzo e o carinho com a barriga naquela época- e lá fui eu tentar resumir as voltas que esse mundo deu desde que Enzo estava protegido dentro de mim.Não sei se fui eu que contei ou ele que perguntou, mas no papo comentei que não bebia mais, que não ia mais para baladas e etc... E brincando falei que não transava também (mas isso é óbvio né? Uma vez que me dedico integralmente ao meu filho e não achei minha perereca no lixo ~~ apagar, estamos em um blog familiar rs). Então escutei a frase que dá nome a esse post: "Tá morta, só esqueceu de enterrar". E parei pra pensar. Pensei e me dei o direito de dividir aqui com vocês.
(A pessoa com quem conversei não tem filhos e isso foi base para todos os pensamentos que vou colocar aqui).

O ser em questão nunca sentiu a alegria de olhar pela primeira vez um pedacinho seu todo sujo de sangue ainda e viver o momento mais inesquecível de sua vida. Sendo homem, não teve a honra de amamentar. Sequer desfrutou desse momento exclusivo entre a mãe e o bebê. Não sabe como um sorriso de neném pode "curar" dias estressantes no trabalho. Não entenderia a emoção de escutar pela primeira vez "mamãe". E não entendendo isso, acharia ridículo uma conversa com "voz de bebê" com essas criaturinhas. Não imagina a emoção de ajudar nos primeiros passos. E com certeza não sabe a felicidade que é estar a brincar com seu filho, já quase sem fôlego - meu bebê é ligado mesmo no #220, não é onda não, e do nada receber um abraço e um beijo babado. Pára tudo. Pára o mundo. Eu quero ficar assim pra sempre!
Eu poderia escrever muito mais aqui, mas propositalmente escolhi falar de coisas simples, pq nunca na minha vida a simplicidade foi tão gostosa e tão importante. E acho que só paramos pra reparar nela depois que somos pais. Os bebês ainda não podem fazer grandes coisas, mas as "pequenas" coisas que fazem são capazes de nos deixar babando por horas! Diz pra mim, alguma gargalhada se compara com a do seu filho? Alguma crise de riso foi capaz de te deixar absurdamente feliz?
 D-U-V-I-D-O!

Pra essa pessoa (e não, não estou chateada e nem brigando, apenas refletindo mesmo) eu só queria poder dizer: Não, não estou morta não, pelo contrário, NUCA ESTIVE TÃO VIVA!

Será que ela entenderia?

9 comentários:

Paula Dini disse...

Vanessa adorei o post. E não é pq vc é mãe solteira não. Mães casadas tb passam por isso. Tenho algumas "amigas" que me querem de volta como quando eu era solteira... Não dá né... As pessoas não entendem, só vão entender quando tiverem filhos. Achei seu blog no blog da Dina e vou segui-lo. Eu resolvi entrar nesse mundinho blogueiro tem pouco tempo (uns 3 dias.. hehehe), passa lá no meu.
filhosespoletas.blogspot.com
Beijinhos
Paula

Miila (: disse...

Vanessa (:
adorei o blog, adorei o post! o Enzo é liindo! ainda não passei pela experiência de ter filhos e tal, mas uma pessoa que ache que viver é só balada, beber e transar essa sim devem ter esquecido de enterrar!
sou nova por aqui, achei seu blog no blog da Dina e estou seguindo.
cheeiros (: - http://milennagomes.blogspot.com/

Carolina disse...

Eles nunca, Nunca entenderão. Obrigada pela visitinha e pelas dicas. Parabéns por ser essa mamãe especial que o Enzo tem. Bjinhos. Carolina do Gabriel.

Débora disse...

Disse tudo Vanessa !!!
São essas coisas simples do nosso dia-a-dia de mãe que nos enche, de alegria e dão sentido a nossa vida. Só quem passa por isso é que sente e sabe como é... bjinhos

Márcia disse...

Eles nunca saberão... Isso é nosso, nos faz mais especial. Ser mãe é uma dádiva dada apenas as mulheres. Adoro esse super poder!

Cíntia disse...

Não sei se a Vanessa antes do Enzo ganharia meu coração, mas a MÃE do Enzo ganhou! E com certeza essa pessoa tá bem desatualizada, a Vanessa de antes não é mais quem ele conheceu, mudou tanto...rs
E só quem terá o prazer de conhecer é quem tem o mesmo coração,antes de tudo voltado a propósitos maiores do q uma noitada (o bom é q essa seleção é automática rsrs).

Esse é um lugar comum de mta gente q passou a viver de fato dpois de um filho...Tem coisas q não se explica..Se VIVE!

Amiga, vc é uma mãe daquelas q pro cidadão "tentar" encarar o papel paterno terá q se esforçar ao máximo. No mais...Continue com sua postura q dispensa papéis coadjuvantes!
Tu é foda! (queria conter meu vocabulário mas essa palavra tem a definição exata da coisa) kkkkkkk

Lê - Dilemas de uma mãe sem manual! disse...

Verdade Vanessa! Começamos a viver de novo junto com nossos filhos. Somos AF (antes dos filhos) e DF (depois dos filhos), com um depois muito melhor!!! Bjos

Cαroliny Morαes. disse...

- confesso que tomei um susto quando li isso: "Tá morta, só esqueceu de enterrar!" / hahaha mas depois eu entendi, e sinceramente?! TA MAIS VIVA DO QUE NUNCA MESMÃO!
' antes você vivia por viver, achando que sabia o que era ser feliz, tudo bem que você já me conhecia e tals, mas agora vc tem o Enzo tbm, fala tu, Caroliny & Enzo... o que seria de você sem nós dois prima?! HSUAHSUAHSUAHSAUHSAU' TE AMOOO POR DEMAAAAAAAIIS!

Fabiana disse...

Ai, amiga. Adorei esse post.

Depois de ser mãe, mainha vida é outra mas é infinitamente melhor.

E não: ele não entenderia.
Eu, antes de ser mãe, jamais senti tanto amor por alguém. Só sendo mãe estou sentindo essse sentimento qaue toma todo o peito. Mais: toma o corpo todo.

E é tão bom!

Related Posts with Thumbnails