sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pensando no desfralde


E começamos a pensar no desfralde por aqui. Já que o bebê já tem maturidade para ser ensinado a controlar suas necessidades fisiológicas aos 18 meses e logo logo Enzo chega lá, me peguei visitando lojas e livrarias preocupada com esse assunto.
Como mãe de primeira viagem e tão caloura nesse assunto quanto o meu filho vou precisar mesmo da ajuda das mamães que já passaram por isso. 
Achei um livro interessante (não me recordo o título mas voltarei para buscá-lo e conto pra vocês). No resumo ele explicava que dará aos pais orientações para essa etapa e vem com uma cartela de adesivos que servirão de prêmio para a criança a cada caquinha e pipizinho feito lá no... troninho?
Pois é, essa é outra dúvida: troninho ou assento redutor?

Vi esse que parece ser muito legal da Fisher Price. Ele serve como os dois. E como troninho ainda toca musiquinha quando a merdinha cai lá?. Só que o preço médio é R$169,00. Tá, tá... eu sei que pra quem já gastou tanto em fralda, gastar essa quantia para se livrar delas é até um valor simbólico. Mas dói pensar que posso gastar isso e o Enzo morrer de medo da novidade. Estranho? Acontece gente! Eu já escutei sobre crianças que esticam todo o corpinho por medo do vaso. Tem o assento redutor (ainda não vi um modelo específico de que eu gostasse, dicas?). Mas será que já não é algo como: "Iniciando da etapa 2"? Muito avançado?
Estou completamente na dúvida. Sei que será um marco (mais um passo do meu pequeno grande homem na construção da sua independência) na vida do Enzo. Eu quero participar. Ajudar. Me divertir (pq não? Leio experiências com o desfralde que me fazem morrer de rir. A Bia da Kira é mestre em fazer isso com a titia). E é óbvio que eu também quero parar de comprar fraldas, e começar a tirar as que ele usa durante o dia fará meu bolso sorrir aliviado (não sou louca de pensar que me verei logo livre delas já que o controle noturno é uma etapa mais complicada), mas a verdade é: preciso de dicas, não quero fazer do tchau às fraldinhas um capítulo irritante. Rola um help?

15 comentários:

Unknown disse...

Estava pensando sobre isso tambem, preciso começar a preparar o B para usar o penico, mas estou com uma duvida - meninos fazem xixi desde pequenos em pe, é isso mesmo?? Beijos!!

Isabela Kanupp disse...

Bom como já te disse no twitter, eu sou a favor do troninho. Em primeiro lugar, vc tem a 'missão' do desfralde. A criança só vai conseguir fazer o nº2 se tiver " sustentando" as pernas em algum lugar, sabe, de apoio. Dai o troninho é mais adequado.
Depois de desfraldado, é mais fácil passar a criança para o sanitário com 2 anos, 2 anos e meio a criança já t mais madura, entende melhor, ve a mãe usando, essas coisas!

Tamo junto! E espero que o Enzo faça você passar por tudo que a Beatriz me faz viu?HAHAHAH


Beijo

Ps: a palavra de confirmação é BROOTO, achei digno

Geovana Centeno disse...

oi flor bom vou falar da minha esperiencia com o Caio, ja que com a Mariana o desfralde ta mais parado que agua de poço kkkk...
começando com 1 ano e 8 meses mais ou menos, como aqui no sul tem inverno deixei passar, e ai começamos em outubro finalzinho...compramos redutor ou melhor dizendo varios, compramos piniquinho desses simples mesmo, fiquei com dó de gastar eo caio não querer usar assim como você tive essa duvida...e bingo o caio só fazia xixi, coco só na fralda, depois varios cocos no chão kkkkk, ate que um dia ele me falou que queria fazer coco e eu corri e coloquei no vaso sem redutor mesmo, ele tambem não gostou dos redutores, ai fiquei ali com ele meio que assegurando ele, e fiz aquela festa, depois disso era só coco no vaso e xixi por ai, de jeito nenhum quis fazer coco no pinico, me dizia que estava com vontade, sentava e quando ia fazer, acho que pensava que o coco ia ficar na bundinha sei lá, muito "nojento" esse meu filho kkkk, ai me dissia o "Caio não caca mais" kkkk...
Beijocas e boa sorte!

Martha disse...

Van... sabe q me assustei quando vc vi vc falar sobre desfralde??!! Mas já????? pensei se já ñ era hora de pensar tbm.. Mas.. uma pergunta??? Ele já sabe o q pe o xixi e o "cocô"??? pq Laís, agora que ta começando a perceber o xixi.. e acha maior graça..

E sempre vi que isso era o primeiro indicador do momento do desfralde...

Oh.. vai vendo aí.. q vou vendo daqui e vamos trocando figurinhas.. hehehe !

Bjnhos em vcs

Sílvia Renata disse...

Oi...
Li que o troninho é a melhor opção, pois oferece sustento aos pezinhos do bb ainda mais qdo for fazer cocô, e outra coisa, menina e meninos devem ser desfraldados aprendendo a fazer tudo sentados, só depois ensina o menino a fazer xixi de pe... isso eu li em alguns desses sites por ai especializados em bbs. O importante é não forçar nada e deixar que o bb tenha seu proprio ritmo né. O Enzo ja te deu sinais de que esta pronto para iniciar o desfralde?
Bjs

@raquelapenas disse...

Nessa meu filho vai usar fraldas até os cinco anos de idade, acho conveniente... kkkkk

Brincadeira, tá aí uma coisa q eu gosto de fazer (juro!) trocar fraldas. É um momento tão nosso rs. Tá bom brincadeiras a parte.

Acho o troninho muiiiiiiiito mais simpático, se pudesse eu compraria um pra mim tb. Sério mesmo. o Vaso é grande, eles vão ter q alcança, subir pular sei lá. já o troninho é só sentar e se divertir!

Tem uma coisa q está está na minha lista de desejos, que é o 'alvo do xixi'. É um trocinho bem legal, não vejo a hora de usar com o meu filho. Acho bemmm divertido. Nessas horas tbm queria ter um pipi. Sabe q quando eu era criança morria de ter um pipi? è muito mais prático, vê se pode...

http://www.universomaterno.com/horadobanheiro/alvodoxixi.html

Débora disse...

Amiga,
Ainda não comecei essa estapa por aqui. O motivo principal é que estamos no inverno e, com o frio, é chato começar o desfralde nessa altura. Mas, aos poucos, estou apresentando esse novo mundo ao meu filho. Tipo: quando ele faz côco e eu vou limpá-lo, faço questão de mostrar a caca que ele fez. COmeça logo a rir. Achei isso uma boa idéia porque ouvi dizer que algumas crianças têm medo do côco. Por isso, acho que não vamos ter esse problema por aqui. Meu Di também não sabe dizer "xixi" nem "côco", por isso ainda não pede para ir ao banheiro. Mas quando percebo que ele está fazendo "côco", explico o que ele está fazendo. E já o ensinei... quando pergunto se ele fez "côco", ele coloca logo a mão na bundinha. São pequenos passos, mas estamos também caminhando na direção do desfralde... assim que o tempo esquentar mais um pouco,vamos intensificar essa etapa. Quanto ao piniquinho, nós também compramos um. Dos mais simples mesmo... Os que tocam música não são tão caros por aqui, mas achei que seria um desperdício para tal finalidade...hehehehehe... Bem, comprei o tal penico, mas nunca o usei. Até já sentei o meu menino lá, ele ficou um pouco... Mas assim que iniciar o desfral, vou começar sentando ele logo no redutor. Ninguém merece ficar lavando penico..kkkkk... Agora se ele não gostar, estranhar, não se adaptar, aí vamos para o penico, depois para a sanita... E por falar em vaso sanitário, também já andei ensinando o meu bb a ter interesse por ele. Basta pedir para ele dar descarga. Fica todo contente. Adora ouvir o barulhinho e ver sumir o que está lá dentro. Bem, amiga, essas são minhas dicas iniciais... de uma mãe tão novata nesse assunto quanto vc... por isso vamos trocando figurinhas... beijinhos e bom finde pra vcs !

Flavia Bernardo disse...

Mas já amiga?
Eu ainda nao penso nisso..Arthur nao dá o minimo sinal de que tá pronto ainda. Pergunto qdo ele fez cocô "Fez cocô, filho?". E ele me olha com cara de paisagem..hahaha

Vamos ver como será por aqui. Vou pegar dicas com vc!
E nao faço ideia do que é melhor? Se é troninho ou redutor. Preciso ler mais sobre o assunto.

Vamos trocar figurinhas! :))

bjao
Flavia

Fabiana disse...

Ótimo post, Vã.

Laura ainda não está nessa fase, mas vou acompanhar as dicas para quando chegar lá.

Bjokas.

Unknown disse...

Minhas experiências com o desfralde dariam um post aqui... Mas sugiro você ter à mão tanto um troninho qto um penico, pois ele ira decidir em qual dos dois irá fazer suas "obras" e poderá alternar vez por outra quando houver necessidade. E meninos aprendem logo a fazer o xixi de pé, é só verem o papai ou outro adulto fazendo e logo estão regando todas as plantas da casa....

Beijos, bom finde.

Chris Ferreira disse...

Oi Vanessa,
é legal encarar essa fase estando todos bem preparados. Eu até fiz um post contando como foi a desfralde aqui em casa e a orientação da creche na época.

Vi que você está participando do sorteio do kit de praia no blog da Marina e vim te avisar que você tem mais uma oportunidade de ganhar o prêmio. Está rolando esse sorteio lá no http://inventandocomamamae.blogspot.com/ também.

Vou adorar receber a sua visita e a sua participação no sorteio.

beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Marina Queiroz disse...

Vanessa
Começamos o desfralde de Leti quando ela completou 2 anos e começou a mostrar incômodo com o xixi, bem como dar indícios que já sentia dor na barriga para fazer o cocô.
Usei o peniquinho porque na minha opinião, dá mais autonomia. Quando ela tem vontade, vai lá, abaixa a calcinha e faz. Se fosse com o redutor, frequentemente necessitaria da ajuda de um adulto para senta-la no vaso. Mas quando necessário, ela senta no vaso sem probelmas e faz cocô e xixi.
Aui rolou tudo tão natural que eu nem tenho dicas pra te dar, porque neste rocesso todo, foram apenas duas escapadas diurnas.
Já a noite, ela ainda usa, mas muito mais pelo meu cansaço do que pela vontade de começar o noturno. Afinal, ela tem um sono agitado que prejudica minha sanidade, hehehe.
Beijocas e tô aqui pra qualquer dúvida.

Marina Queiroz disse...

AH, o peniquinho da Leti foi simples mesmo, bem como o redutor.

Anamaria - uma @MaeMaluquinha disse...

Vanessa,

meu filho desfraldou 1 mês antes de completar 2 anos. O processo demorou só umas 2 semanas.

Eu preferi o "penico" do que o assento redutor por um motivo bem simples... a criança precisa apoiar os pés no chão para fazer força na hora de evacuar...e com o assento redutor isto seria impossível.

O meu filho começou fazendo xixi sentado...acho q mirar traria mais um desafio rs

Aqui ele mostrava vontade de não usar mais fraldas e já conseguia subir escadas com alguma ajuda.

Aqui foram algumas escapadas, sempre repetíamos com calma que estava tudo bem e na próxima ele conseguiria...no final ele mesmo já falava "tá tudo bem né mamãe? na próxima eu acerto" rs

O coco demorou um pouco mais. Passamos umas 2 semanas com ele fazendo coco na banheira. Ele travava e no banho relaxava...foi um tal de lavar banheira aqui...na segunda semana eu já estava mais esperta aos sinais e o passava rápido para o penico :)

Enfim, a criança dando sinais de estar pronta e os pais prontos p/ esta fase tudo flui bem.

ah! Eu tirei a fralda por completo. Muitas pessoas colocam qud vão sair de casa mas acho que isto confunde a criança

Bjs!

Joice Carôlo disse...

Amiga o blog está lindo, fazia o maior tempão que não fazia uma visitinha.
Sei que vai tirar de letra sobre desfralde do Enzo.
Um beijo enorme.

Related Posts with Thumbnails