segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O desmame

Com 11 meses

Venho de uma família em que amamentação não é muito o forte.
Conta a minha mãe que me colocava para mamar e eu simplesmente "rejeitava" o peito, não queria (como eu não lembro, não vou poder dizer a vocês até que ponto isso é verdade, vamos acreditar na minha mãe).E minha vó diz que minhas tias até amamentaram, mas não por muito tempo.
Quando Enzo estava prestes a completar 1 ano, aqueles palpites (que poderiam muito bem ser convertidos em fraldas. Grata) se tornaram quase como um eco.
"Ele ainda mama?" (Não, ele tá brincando, não tá vendo?)
"Quantos anos ele tem?" (Esse é aquele que tem uma mensagem ímplicita, eu sei, do tipo: tá muito grande, vai mamar até os 3 anos?)
"Você ainda tem leite?" (Agora vocês vão me desculpar, sei que o blog é familiar, mas eu fico tentada a responder que o que sai do meu peito é esperma, pq o leite acabou)
Lamento informar, mas se Enzo quisesse mamar até os 5 anos eu deixaria!
O que aconteceu foi que os dentinhos nasceram. E ele resolveu testar a intensidade de suas mordidas no meu bico!
Uiiii! (Blog familiar, eu não posso escrever cac***!)
Ele se assustava. Nos acalmávamos e ele continuava a mamar até que... (repete tudo outra vez, dor aguda, palavrão, bebê assustado).
E quando acontecia no meio da noite?
Enzo dorme comigo, já contei isso aqui, então ele mesmo se chegava, caçava os peitos e mamava. Dependendo do cansaço, eu nem acordava. Mas quando ele me mordia... (nessas ocasiões acrescente susto ao processo que descrevi ali em cima).
Ficamos assim por duas semanas, até que ele mesmo largou... Não procurou mais.
Senti a proximidade do desmame e passei a oferecer o peito mais vezes, fechava os olhos e esperava uma mordida a qualquer momento (e ela vinha), não gritava (tá eu soltava um gemido abafado, mas não gritava mais) e prolongava aquele momento o tanto que eu podia.
Mas não teve jeito. Fim do ciclo.
Ele continua sendo apaixonado pelos peitos: dorme com a mãozinha neles, quando tomamos banho ele belisca, se troco de roupa ele vem dizer um oi... só não quer mais mamar!
Foi natural... Ele decidiu, eu respeitei!
Amamentei por 1 ano e tenho orgulho desse tempo - não estou competindo com ninguém além de mim mesma, pq passei por fases que poderiam ter dado espaço para o desmame, como por exemplo a volta ao trabalho.
Acho a amamentação importante mas acolho com carinho e respeito quem NÃO PÔDE amamentar.
Já sinto saudades (mais que ele, com certeza), não importa o quanto tenha doído no príncipio, não importa quantas mordidas eu tenha levado... Se Enzo um dia tiver um(a) irmã(o), estarei disposta a fazer tudo novamente.

5 comentários:

Caroliny Moraes disse...

HAHAHA - adoro seu sarcasmo, prima! Mas ainda bem que o Enzo quis parar, agradeça a Deus, você pode achar que o povo fala demais mas depois do primeiro ano não quer largar mesmo não, Emilly mamou até os 6 anos e minha mãe sofreu demais pra ela largar. HAHAHAHAHAHAHAHA (amo vocês e amei o blog *-*)

Martha disse...

Oieee...
Olha q me vi aí.. ñ pelo desmame, mas pela dor nas mordidas.
laís tbm esta impossivel, as vezes pegar o bico e morde bem na pontinha.. ai eu grito, brigo, tiro.. e ela... ri! E depois q eu esqueço (tá ñ esqueço!) Lá vem ela denovo puxando minha roupa pra baixo! ai ai ai!

Não quero desmamar ainda (mesmo sabendo q corro o risco de ficar sem os bico do peito! rs) e ela tbm ñ da sinal de que queira.. Só torço para que, quando chegar o moemnto, seja tranquilo assim!!

Bjnhos em vcs!!
Ah.. ñ esquece de me passar o contato heim?! rsrs

Unknown disse...

Com certeza a hora do desmame é mais dolorosa pra mãe do que para o bebê, principalmente quando a descisão de largar é dele. Você fez o que foi possível e deve se orgulhar muito disso sim. Esse vínculo criado entre vocês, permanecerá por toda a vida.

Beijos

Fabiana disse...

Desmamar deixa uma saudaaaaade!
Tudo tem seu tempo mesmo. E a gente só resta respeitar.

Bjos.

VANESSA DATRINO - Design de Ideias disse...

Queridona!!!! Que bom te ver novamente por aqui e por lá! rsrs
Bjão no Enzo que está uma graça!
Vanessa Datrino
www.datrinodesign.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails